terça-feira, 16 de novembro de 2010

Alfabetização! Aprender pode ser muito divertido

Com o alfabeto móvel eles escreveram os nomes dos desenhos. Adoraram!!!

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Resposta para Dilza

Olá querida colega visitante, primeiro quero agradecer sua visita ao meu blog, e também pedir-lhe desculpas pela demora em responder. Não estou mais trabalhando como instrutora de informática, então não tenho muito tempo de atualizar meu blog.
Vamos lá então... Não entendi ao certo o que você quer, os blogs que crio eu escolho um layout do próprio blog e depois apenas mudo o plano de fundo, adiciono fotos e varios acessórios, mas você pode encontrar alguns template infantis pronto para dowload vou lhe indicar um site bacana:
http://www.layoutparablog.com/2009/08/template-infantil.html
Para colocar acessórios: http://www.maisblog.com/ http://templateseacessorios.blogspot.com/ http://www.acessoriosparablogs.com.br/ Mas existe uma infinidade de sites que oferecem acessórios e templates para blogs, é só você ter um tempinho para procurar o que mais lhe agrada.
Espero poder ter ajudado!
beijos

sábado, 30 de janeiro de 2010

Fazendo arte!!!

Esse foi presente pra mamãe!!
Férias, tempo livre...não muito rsrsrs
Resolvi tentar fazer umas artes.Olhem só...
Eu, eu que fiz!!! Peço desculpas as profissionais, prometo que vou melhorar!!!

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

AGRADECER

" Ó geração! Considerai vós a palavra do Senhor. Por ventura tenho eu sido para Israel um deserto? Ou uma terra da mais espessa escuridão? Por quê, pois, diz omeu povo: Desligamo-nos de ti; nunca mais a ti viremos?
Porventura, esquece-se a virgem dos seus enfeites ou a esposa dos seus cendais? Todavia o meu povo se esqueceu de mim por inumeraveis dias." jr 2, 31-32
Temos uma facilidade imensa em esquecer. Deus faz maravilhas em nossas vidas, milagres extraordinários, daqueles que nos deixam sem ação, pasmos! Porém na primeira luta que passamos logo as reclamações ocupam o lugar do agradecimento. Não sejamos hipócritas em dizer que não é bem assim, é assim mesmo. É facil louvar a Deus e confiar quando tudo vai bem, mas quando temos que cruzar o deserto, é aí que o nosso caráter é provado.
Essa palavra Deus me deu em um momento muito difícil da minha vida, e confirmado no culto neste domingo. Convido você a lembrar de pelo menos uma coisa que Deus fez por você este ano de 2009. Tenho certeza que você encontrará muitas coisas, pois foi assim que aconteceu comigo. Comece a agradecer a Deus pelas coisas que Ele já fez, seja grato de todo seu coração, e espere Nele que tudo Ele fará.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Meio ambiente

Neste jogo é preciso cuidar das plantas oferecendo água e sol quando necessário. Com parceria com o professor regente é possível desenvolver um ótimo trabalho. Meus alunos amaram. Vale a pena conferir!

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Aprendendo no Site do IBGE

Descobri através do blog da colega Ana Paula Costa e fiquei encantada. Já vou propor atividades para os professores, principalmente o de geografia. Minha mente já está viajando com muitas idéias. Vale a pena vocês conferirem! http://www.ibge.gov.br/paisesat/

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

ACRÓSTICOS

Com essa atividade foi possível explorar vários recursos. Pesquisa na internet, estrutura de um acróstico, editor de texto e publicação em blog. Os alunos ficaram encantados e envolveram-se profundamente na criação. Até esqueceram dos jogos!! rsrsrs. Façam uma visita ao blog da turminha e confiram o resultado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

4ª Séries

Tenho me preocupado muito com os alunos da 4ª série. Pois o nosso grande desafio, e acredito que na maioria das escolas, é a 5ª série. Como eles mudam!! Explosão de hormônios, rsrsrs. Mas falando sério... resolvi desenvolver um trabalho mais profundo com a 4ª série como tentativa de formar uma 5ª mais dinâmica e criativa, além de alunos comprometidos com a escola. Criamos um blog para cada turma. Essa semana apenas publicamos atividades desenvolvidas em sala de aula. Ma semana que vem começa os comentários. Deixo o link para que vcs façam uma visita e nos ajudem neta caminhada.
nossaturminhanaescola.blogspot.com
nossaturmanaescola.blogspot.com

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Seguir o coração?

Durante uma reunião em minha igreja, Deus mostrou-me, como um filme, uma situação em que estamos enfrentando. O mundo costuma dizer que devemos seguir nosso coração, mas Deus me disse: “Enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá?” Jeremias 17.9
Nem sempre devemos seguir nosso coração, principalmente quando o que desejamos vem contra a palavra de Deus.Estamos vivendo em uma sociedade que o importante é ser feliz. Mas a bíblia deixa bem claro os propósitos de Deus para o homem. No antigo testamento temos exemplos de dois homens:
Saul foi um homem segundo o coração do homem. Davi foi um homem segundo o coração de Deus.
Deus é poderoso para transformar qualquer situação. Se você está em dúvidas, não sabendo qual a melhor escolha. Pense que o melhor é estar fundamentado na palavra de Deus, na vontade Dele, e não no seu coração. Deus conhece todas as coisas e sabe o que é melhor para nós.
Pense nisso!!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2009

quinta-feira, 9 de julho de 2009

Orgulhosa!!!

Esses alunos vão longe!!
Estou muito orgulhosa, nosso trabalho rendeu até uma coluninha no site da prefeitura. Pena eles não terem colocado mais fotos :(. Não tem problema, pois o próximo será muito melhor rsrsrsr
Clique na imagem para conferir!!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Atividade com o pré- escolar

Hoje trabalhei com o pré-escolar. Para auxiliar o trabalho da professora trabalhamos os números e quantidades. Escrevi os números de 1 à 10 no quadro e quando chegaram fizemos nossa rodinha de sempre e perguntei se eles sabiam o que estava escrito no quadro. Sem demora responderam 1,2,3... eu perguntei o que era e qual a ordem que estava aparecendo. Conversamos um pouco sobre qual era maior, qual era menor, etc.
O gostoso de se trabalhar com a educação infantil é que os pequenos respondem espontaneamente sem medo de errar e isso leva a conversa a outros níveis, muito legal!!! Fico pensando ... Por que será que isso se perde no meio do caminho???
Bom não é sobre isso que gostaria de falar agora.Quero contar que logo depois de ter trabalhado com eles no computador a ordem dos números, fomos para esse joguinho da imagem. Nele as crianças deveriam montar uma fazendinha. O meu objetivo inicial era trabalhar quantidade, mas com o pré escolar a imaginação é sem limite rsrsrsr conversamos bastante sobre fazenda, o que existe lá e ai a conversa foiiiiiiiii... Depois pedi a eles que colocassem na fazenda a quantidade que estava no quadro. ex: 2 árvores( desenhei uma árvore ao lado do nº) e assim por diante. Foi muito bom!!! Acreditem eles conseguiram e muito mais do que eu esperava. O legal deste jogo é que ele possibilita também ouvir os sons dos animais, aumentando as possibilidades de aprendizagem.
www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=578

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Tecnologia na educação

O que mais me da prazer é ver que meu trabalho contribuiu para a construção do conhecimento de meus alunos facilitando o processo de ensino aprendizagem. Não basta transmitir conhecimentos, sendo que o educando não consegue aplica-lo a sua realidade. Qual o objetivo da escola? qual o papel que a mesma exerce na sociedade? É preciso refletir sobre estes questionamentos antes da elaboração de projetos.
Unir a informática com os conhecimentos das diversas disciplinas tem realmente demonstrado um maior envolvimento dos alunos com as atividades escolares. Este trabalho que realizamos juntas (eu e a professora Valéria) é um exemplo do que digo. Não posso dizer que foi fácil, foi um processo longo e devagar. Tentei fazer com que os momentos de pesquisas tivessem significados práticos na vida de nossos alunos Para que o aprendizado aconteça, o tema ou conteúdo precisa ser significativo. O mesmo terá sentido quando aplicado a sua realidade. O tema trabalhado DST/AIS e drogas lícitas ganhou mais significado com o trabalho realizado através da s webquests. Eles agora tinham um motivo para pesquisar e um sentido em aprender sobre os temas.
Confiram através do vídeo e das fotos o resultado deste trabalho. Vale a pena investir na educação !!! Ser ousado e sem medo de inovar.
BubbleShare: Share photos - Play some Online Games. Breve estarei publicando as apresentações do BrOffice.org impress

domingo, 21 de junho de 2009

Faculdade

Chegamos ao fim dessa etapa de nossas vidas. E essas meninas e menino vão deixar muitas saudades!!!
Amo vocês!!!! VENCEMOS!!!!!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Troféu de ouro

Presente que ganhei da minha colega Cristiana (as esquecidas!!)
beijos Cris!!

terça-feira, 19 de maio de 2009

web quest

Percebi que nossos alunos ficavam um pouco perdidos durante as pesquisas na internet e também bravos porque tinham que copiar.
Particularmente eu também ficaria, com tantos recursos disponíveis no computador e eu ali na frente do monitor copiando :( .
Fiquei me questionando que mudanças estavam acontecendo? Mudou apenas a fonte de consulta, dos livros para o computador. O método ainda era o mesmo.
Qual seria o objetivo destas pesquisas que apenas angustiavam nossos alunos (a mim também).
Procurando ajuda-los indiquei para os professores trabalharem com web quest dando aos alunos direcionamentos durante as pesquisas e um desafio para cumprirem ao final delas, mostrando a eles que existe um objetivo de passarem horas no computador lendo e as vezes copiando.I
maginei que seria muito bom!!! E estava certa!!!
Depois que consegui convencer a professora Valéria(ciências) não conseguimos mais parar. O trabalho é fascinante e envolvente, tanto para nós como para os alunos. Confiram nosso trabalho:
webquestciencias.blogspot.com
webquestcienciasdrogas.blogspot.com

terça-feira, 5 de maio de 2009

Akinator

As meninas dos serviços gerais aqui da escola estavam fascinadas por um tal gênio da internet que adivinha tudo o que pensamos. Seria isso mesmo? Em primeiro momento pensei...mais uma das bobagens da internet. Mas ele deveria ser interessante por tamanho fascínio que estava causando em minhas colegas. Resolvi conferir e ... nada escapa a um olhar de pedagoga.
Um sistema especialista é um software de inteligência artificial que usa uma base de conhecimento de especialistas em um assunto específico para indicar a resposta de um determinado problema. Semelhante aos Wizards (assistentes) onde perguntas são feitas ao usuário até se determinar a resposta.
O francês Akinator é um programa online desse tipo. O sistema vai interativamente inquerindo sobre o personagem imaginado até mostrar o dito cujo (geralmente com foto). Só que com a ajuda crescente dos milhares de internautas que experimentam e alimentam sua base de dados, sua acurácia cresce exponencialmente. fonte(foguinhofogaovulcao.blogspot.com)
Muito bom para trabalhar com nossos alunos, discutindo a respeito de como o gênio consegue essa façanha.E que tal desmistificar os adivinhos que ganham dinheiro as custas de alguns bobocas? cliquem na imagem e confiram.
Cuidado para não viciar!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Adoração

Meu prazer tem sido te servir Senhor!!!

terça-feira, 14 de abril de 2009

Textos colaborativos

Navegando pelo blog da Verônica Idéias em Blog encontrei essa maravilhosa ferramenta . EtherPad que possibilita a um grupo de pessoas editar, em tempo real, qualquer texto via internet. Eu já testei e amei. Você que é professor e gostaria de trabalhar textos colaborativos com seus alunos , vale a pena conferir essa nova possibilidade.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aula Criativa de Ortografia

Maravilhosa aula de Português!!!
Este texto encontrei no blog da Priscila Conte o texto é de Glorinha Aguiar.
Uma professora de Português me pediu para dar uma aula de ORTOGRAFIA com metodologia criativa porque ela não tinha ideia de como seria essa aula. Dizia que achava muito difícil ensinar gramática... criativamente; que ela era muito importante nos processos seletivos, mas já estava quase desistindo de ensinar a ortografia com todas as suas regras porque os alunos não decoravam. Escreviam tudo errado como se estivessem no 1º ano e não no 8º. Respondi que eu poderia dar essa aula, não só falando, mas, sim, trabalhando na sala de aula com os alunos, pois eles eram o meu laboratório. Depois ela faria a avaliação da metodologia criativa e poderia recriar tudo, de acordo com a sua individualidade. Então, lá fomos nós ao 8º ano D, que era uma turma em que eu dava aula.
A proposta criativa era o desenvolvimento da percepção auditiva – a professora de Português não entendeu, pois havíamos combinado que o assunto seria ORTOGRAFIA. Coloquei uma música no aparelho de som e cada aluno tentaria copiar no caderno pedaços dos versos, das palavras ou de qualquer coisa ligada ao poema. Depois, tentaríamos montá-lo na lousa, cada um ajudando da melhor forma possível.
Então surgiu a primeira surpresa: o exercício de atenção, concentração e percepção auditiva foi tão grande que a professora de Português ficou espantada. Mas ainda permanecia a dúvida: onde estava a aula de ortografia?
Terminada a audição, eu escrevi na lousa o título da música e o nome do autor. Um aluno escreveu o começo do primeiro verso, outro pegou algumas palavras do meio, outro pegou um pouco do fim... Na segunda audição, todos os alunos estavam com as antenas superligadas na aula, voltaram na lousa e quase conseguiram montar o poema inteiro.
Novo exercício de percepção, audição, e finalmente conseguiram escrever o poema inteiro. Nesse momento, a música já tinha sensibilizado toda a turma e todos estavam muito motivados para cantar e dançar.
E a atividade continuou de forma lúdica. "Agora nós vamos brincar que somos cantores e que nosso coral está ‘arrasando’. Ao mesmo tempo, vamos observar que nos enganamos na ortografia de algumas palavras. Quem quiser poderá ir consertar na lousa e organizar os versos.”
O coral foi uma beleza e os alunos cantavam com expressão facial e corporal, libertando seus braços e suas emoções. E a ortografia ficou perfeita.
Tudo corrigido, pelos próprios alunos, começamos o "jogo de associação de ideias". Um aluno escreveria na lousa lateral uma palavra do poema e os colegas acrescentariam outras de difícil ortografia, fazendo associação de ideias. Um aluno soletraria em voz alta e a classe toda faria um coro falado, soletrando cada palavra duas vezes, como exercício de ritmo e fixação. Na primeira vez, o coro falaria bem baixinho e na segunda, mais forte.
Proposta para a próxima aula: pesquisar em casa, no livro de Português, palavras de difícil ortografia e significado, escrever em folhas de papel, com canetas coloridas, criar frases afetivas e humorísticas com elas e apresentá-las para os colegas, organizando um mural. Além disso, poderiam apontar uma palavra do mural e explicar a regra de ortografia. Para fixar mais, um aluno falaria uma regra e os colegas mostrariam as palavras do mural (ou de cabeça) que encaixassem naquela regra.
Encerrando, o coral cantaria novamente com expressão corporal, de costas para o poema escrito na lousa, tentando desenvolver a memória visual. Em uma folha de papel poderiam escrever as emoções sentidas e porquê essa aula foi importante para sua vida.
AVALIAÇÃO FEITA PELOS ALUNOS (objetivos atingidos) - Aprendemos a nos concentrar, trabalhar em grupo, respeitar a correção do colega, cantar em conjunto sem inibição ou exibicionismo, trabalhar com a ortografia das palavras e com os versos de um poema admirando a criatividade, a sensibilidade do compositor, do interprete, o ritmo, a emoção causada pela música, o poder das palavras, dos versos, e que gramática não é bicho-de-sete-cabeças. Fazer pesquisas e trabalhar em grupo cria motivação e laços afetivos.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA DE PORTUGUÊS - Nunca vi um trabalho tão produtivo, tão simples, tão criativo, tão educativo, tão lúdico como este e com resultados maravilhosos. Os alunos aprenderam muito e o professor apenas coordenou a atividade, motivou e acreditou nos alunos, que ficaram encantados com a música, o coral e a aula de ortografia. Depois de uma aula assim, tenho certeza de que eles estarão sempre atentos à forma correta de escrever uma palavra ou um texto.
MINHAS CONCLUSÕES - Em educação criativa quem trabalha não é o professor, é o aluno, que sai da aula cansado, cantando e feliz por ter percebido o quanto produziu, consciente de ter crescido.
Penso que isso é EDUCAÇÃO, não MEMORIZAÇÃO DE REGRAS e que educar não é PREPARAR PARA O VESTIBULAR, mas, sim, PREPARAR PARA A VIDA. Os processos seletivos (vestibulares) não podem ser o objetivo da educação, mas, sim, uma maravilhosa consequência de uma escola que fortalece tanto seus alunos para que eles passem nestes exames naturalmente, sem opressão