segunda-feira, 6 de abril de 2009

Aula Criativa de Ortografia

Maravilhosa aula de Português!!!
Este texto encontrei no blog da Priscila Conte o texto é de Glorinha Aguiar.
Uma professora de Português me pediu para dar uma aula de ORTOGRAFIA com metodologia criativa porque ela não tinha ideia de como seria essa aula. Dizia que achava muito difícil ensinar gramática... criativamente; que ela era muito importante nos processos seletivos, mas já estava quase desistindo de ensinar a ortografia com todas as suas regras porque os alunos não decoravam. Escreviam tudo errado como se estivessem no 1º ano e não no 8º. Respondi que eu poderia dar essa aula, não só falando, mas, sim, trabalhando na sala de aula com os alunos, pois eles eram o meu laboratório. Depois ela faria a avaliação da metodologia criativa e poderia recriar tudo, de acordo com a sua individualidade. Então, lá fomos nós ao 8º ano D, que era uma turma em que eu dava aula.
A proposta criativa era o desenvolvimento da percepção auditiva – a professora de Português não entendeu, pois havíamos combinado que o assunto seria ORTOGRAFIA. Coloquei uma música no aparelho de som e cada aluno tentaria copiar no caderno pedaços dos versos, das palavras ou de qualquer coisa ligada ao poema. Depois, tentaríamos montá-lo na lousa, cada um ajudando da melhor forma possível.
Então surgiu a primeira surpresa: o exercício de atenção, concentração e percepção auditiva foi tão grande que a professora de Português ficou espantada. Mas ainda permanecia a dúvida: onde estava a aula de ortografia?
Terminada a audição, eu escrevi na lousa o título da música e o nome do autor. Um aluno escreveu o começo do primeiro verso, outro pegou algumas palavras do meio, outro pegou um pouco do fim... Na segunda audição, todos os alunos estavam com as antenas superligadas na aula, voltaram na lousa e quase conseguiram montar o poema inteiro.
Novo exercício de percepção, audição, e finalmente conseguiram escrever o poema inteiro. Nesse momento, a música já tinha sensibilizado toda a turma e todos estavam muito motivados para cantar e dançar.
E a atividade continuou de forma lúdica. "Agora nós vamos brincar que somos cantores e que nosso coral está ‘arrasando’. Ao mesmo tempo, vamos observar que nos enganamos na ortografia de algumas palavras. Quem quiser poderá ir consertar na lousa e organizar os versos.”
O coral foi uma beleza e os alunos cantavam com expressão facial e corporal, libertando seus braços e suas emoções. E a ortografia ficou perfeita.
Tudo corrigido, pelos próprios alunos, começamos o "jogo de associação de ideias". Um aluno escreveria na lousa lateral uma palavra do poema e os colegas acrescentariam outras de difícil ortografia, fazendo associação de ideias. Um aluno soletraria em voz alta e a classe toda faria um coro falado, soletrando cada palavra duas vezes, como exercício de ritmo e fixação. Na primeira vez, o coro falaria bem baixinho e na segunda, mais forte.
Proposta para a próxima aula: pesquisar em casa, no livro de Português, palavras de difícil ortografia e significado, escrever em folhas de papel, com canetas coloridas, criar frases afetivas e humorísticas com elas e apresentá-las para os colegas, organizando um mural. Além disso, poderiam apontar uma palavra do mural e explicar a regra de ortografia. Para fixar mais, um aluno falaria uma regra e os colegas mostrariam as palavras do mural (ou de cabeça) que encaixassem naquela regra.
Encerrando, o coral cantaria novamente com expressão corporal, de costas para o poema escrito na lousa, tentando desenvolver a memória visual. Em uma folha de papel poderiam escrever as emoções sentidas e porquê essa aula foi importante para sua vida.
AVALIAÇÃO FEITA PELOS ALUNOS (objetivos atingidos) - Aprendemos a nos concentrar, trabalhar em grupo, respeitar a correção do colega, cantar em conjunto sem inibição ou exibicionismo, trabalhar com a ortografia das palavras e com os versos de um poema admirando a criatividade, a sensibilidade do compositor, do interprete, o ritmo, a emoção causada pela música, o poder das palavras, dos versos, e que gramática não é bicho-de-sete-cabeças. Fazer pesquisas e trabalhar em grupo cria motivação e laços afetivos.
AVALIAÇÃO DA PROFESSORA DE PORTUGUÊS - Nunca vi um trabalho tão produtivo, tão simples, tão criativo, tão educativo, tão lúdico como este e com resultados maravilhosos. Os alunos aprenderam muito e o professor apenas coordenou a atividade, motivou e acreditou nos alunos, que ficaram encantados com a música, o coral e a aula de ortografia. Depois de uma aula assim, tenho certeza de que eles estarão sempre atentos à forma correta de escrever uma palavra ou um texto.
MINHAS CONCLUSÕES - Em educação criativa quem trabalha não é o professor, é o aluno, que sai da aula cansado, cantando e feliz por ter percebido o quanto produziu, consciente de ter crescido.
Penso que isso é EDUCAÇÃO, não MEMORIZAÇÃO DE REGRAS e que educar não é PREPARAR PARA O VESTIBULAR, mas, sim, PREPARAR PARA A VIDA. Os processos seletivos (vestibulares) não podem ser o objetivo da educação, mas, sim, uma maravilhosa consequência de uma escola que fortalece tanto seus alunos para que eles passem nestes exames naturalmente, sem opressão

17 comentários:

  1. Kelly sou acadêmica de pedagogia e ainda não atuo na área. estava pesquisando sobre o uso criativo da ortografia e o emprego dos porquês para ajudar minha filha do 5ºano a fabricar um brinquedo que explicasse o uso correto dos porquês; ai nas seleçoes do google apareceu seu blog e li sobre essa aula maravilhosa sobre ortografia, que já me deu outra ideia para minha aula de substantivo e conjunção que vou apresentar na faculdade. Gostei muito do seu blog e do compartilhamento de suas experiências. Parabéns.
    Eunice Cruz
    Macapá-AP

    ResponderExcluir
  2. Oi Eunice, fico muito feliz em poder ajuda-la, se vc deixar seu email posso tentar ajudar mais especificamente. Muito obrigada por sua visita.

    ResponderExcluir
  3. Kelly Parabéns!
    Achei muito interessante essa aula,e bem criativa tenho certeza que obter este conhecimento vai me ajudar muito ao prepara minhas aulas. Um abraço,
    Maria Rita - Pedagoga.
    Goiânia-Go.

    ResponderExcluir
  4. Kelly devo repetir o q todos ja falaram,PARABÉNS!!!!!!!!!!!!!!!!!OLHA ADOREI SUA IDEIA TBM STAVA PROCURANDO ALGO CRIATIVO PARA PODER ENSINAR DE FORMA LUDICA PRINCIPALMENT A ORTOGRAFIA PARA ALUNOS DA ZONA RURAL Q POR SINAL SENTEM MUITA DIFICULDADE POR CONTA DO VICIO DE LINGUAGEM LOCAL.ME AJUDOU MUIT.MINHAS TURMAS SAO DE 3º ANO E MULTSERIADO MAS VOU RECRIAR IDEIAS DENTRO SUA.

    ME APAIXONEI VOLTAREI AQUI SEMPRE.BJS

    ResponderExcluir
  5. Kelly adorei a sua ideia ,mas, gostaria de saber qual foi o poema e a música que você usou. Obrigado www.adelaneamarante@bol.com.br-Orkut.preciso de ajuda

    ResponderExcluir
  6. Oi colega. Não foi eu quem desenvolveu esta atividade, esta sugestão encontrei no blog da Pricila Conte, o texto é de Glorinha Aguiar. Mas vc pode trabalhar com qualquer música, dependendo do teu objetivo, apreveite para trabalhar valores desenvolvendo o senso critico de seus alunos. Sugiro tbm para encerrar, leva-los ao laboratório de informática e montar com eles uma apresentação se slides. De uma olhadinha no blog da 7ª e 8ª série de nossa escola. webquest.blogspot.com e webquestcienciasdrogas.blogspt.com. Abraços!!!

    ResponderExcluir
  7. corrigindo o endereço webquestciencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da atividade, vou mudar alguns procedimentos e fazer com minhas turmas, posso?

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito dos artigos de seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver meu Curso de Informática online.Emily Nascimento

    ResponderExcluir
  10. genilda professora apaixonada.8 de agosto de 2010 22:58

    amei essa metodologia de aula criativa essa professora está de parabéns, pois desde já estou adotando esse método. Obrigada voltarei sempre.

    ResponderExcluir
  11. oi,kelly amei o seu blog, mas quero saber como dar aula com jogos mais bem criativa. E quero mais uma vez que saiba que e excelente o seu blog.

    ResponderExcluir
  12. lá kelly seu blog realmente e super educativo
    espero muito conhecer vc seria legal te ter como amiga

    grazy-re340@hotmaiL.com

    ResponderExcluir
  13. oi kelly adorei teu blog sabe sou formanda de pedagogia e gostaria mto de umas ideias para trabalhar verbos e vicios de linguagem na 4ª serie se puderes me dar uma luz t agradeço meu email é liesik@hotmail.com obrigada e abraços

    ResponderExcluir
  14. Oi Kelly, gostei muito da sua proposta.
    É uma maneira interessantíssima de fugir do tradicional ensino de gramática que os alunos não suportam. Posso utilizar essa proposta?
    assim os alunos sentiriam-se mais motivados... pois qdo se fala em aula de português eles logo associam à gramática, regras, excessões, etc.
    Tenho certeza que se eu aplicar esse método em sala de aula eles vão adorar.

    ResponderExcluir
  15. Muito bom. Também sou professora e estou sempre buscando metodologias diferentes e mais ativas para minhas aulas. Infelizmente, não é em todas as aulas que a criatividade ajuda, então conhecer a experiência de outras turmas é sempre bom. Costumo fazer um bingo ortográfico, em que, ao invés de números tem palavras e as cartelas tem palavras com letras faltando, que os alunos devem preencher corretamente.

    ResponderExcluir
  16. Kelly, gostei da sua metodologia. mas gostaria de saber qual a quantidade de alunos om que vc desenvolveu esta atividade e qual a música usou? Obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Esqueci de pôr meu e-mail: eli_za2006@hotmail.com.

    ResponderExcluir